Oscar Lobo de Faria — Nosso Senhor Fantasma

A sala está pronta. Brian Eno e David Byrne escolheram ficar por detrás da espessa cortina em veludo azul cobalto. Um certo cheiro a naftalina paira no ar. Todas as janelas foram tapadas. Uma única vela projecta sombras nas paredes. Esperamos o exorcista e a espírita.

(silêncio pesado)

Entram ambos na sala, um atrás do outro. Na cama, no centro, está Nietzsche de mãos dadas com a loucura de Hölderlin.

: Ouves vozes?

Sim, estás possuído.

És um crente, nascido de novo

E ainda assim ouves vozes e ficas possuído.

O exorcista não esperou que Friedkin pegasse na câmara de filmar.

Nietzsche revira os olhos, relincha, espuma pela boca, grunhe sons animalescos.

:Tens o espírito de Scardanelli dentro de ti

Tens um espírito de tristeza

Tens um espírito de destruição.

Eno, Byrne e Friedkin começam a gravar a cena.

Nietzsche está amarrado à cama. Pés e mãos atados. Enquanto encharca a nudez do corpo com suor e cuspo, no instante do berro, pensa para si

:o que me enche de medo não é esta figura terrível atrás da minha cadeira, mas a sua voz; não são as suas palavras, mas a desumana e terrível desarticulação desta figura. Ah, se eu pudesse falar como os humanos falam.

Abel Ferrara, assim se chama o exorcista, diz

: irmã Georgiana,

limpe a pele, os pêlos, o espírito doente, a loucura do crucificado, do Dioniso,

limpe o peito, os pés,

limpe as cicatrizes no prepúcio, o eczema genital, a hemicrania paroxística, a demência progressiva com delírios de grandeza.

A voz de Georgiana Houghton engrossou. Estava habitada pelo espírito de Nietzsche, que entretanto se calara.

Friedkin faz um grande plano do rosto lívido, exangue, do filósofo.

Georgiana

: Estou aqui, habitado por Scardanelli, desde que tombei por terra, em Turim. Sou um cavalo, abatido, sem dó nem piedade.

Ferrara

: Scardanelli,

Espírito de destruição,

espírito de tristeza,

amarro-te com correntes de ferro

puxo-te para fora desse paraíso limitado.

relaxa o aperto e sai dele agora.

Georgiana começa a desenhar automaticamente, com estonteante velocidade, linhas e linhas.

A luz da vela apagou-se.

(ouve-se apenas o cego riscar da folha)

Da escuridão, aparece Nietzsche

:Senta-te o menos possível; não acredites em nenhuma ideia que não tenha nascido ao ar livre e de livre movimento — na qual os músculos também não se divertem. Todos os preconceitos emanam das entranhas. — Ficar sentado quieto (já disse isso uma vez ) — o verdadeiro pecado contra o Santo Fantasma.

As luzes acendem-se.

Brian Eno apressa-se a dizer

: Não ficou nada registado

Olham uns para os outros.

No chão, o desenho de Georgiana.

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